quinta-feira, 14 de março de 2013

OFICINA 1

Alunos presentes: Turma 63 – 6 e turma 64 – 3.
Atividade 1:
Objetivo: Fixar o conteúdo de adição de números decimais.
Metodologia: Os alunos foram separados, em duplas, e os mesmo encheram dez balões (cada dupla escolheu uma cor) e colocaram uma atividade, referente ao conteúdo, dentro do balão. Após os alunos coloraram os balões no fim da sala de aula. Um aluno da dupla ficou responsável de buscar o balão no fim da sala de aula e outro ficou responsável de responder a atividade contida no balão no quadro da sala. Ganhou a dupla que conseguiu resolver as atividades corretamente em menos tempo.
Exemplo das atividades: R$10,00 + R$ 9,50 ; R$ 2,00 + R$ 6,50.


  
Atividade 2:
Objetivo: Trabalhar com os alunos, o cálculo com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Metodologia: Jogo Montando Flores (Izabel Cristina Machado de Lara – adaptado) – Para realização desta atividade os alunos foram distribuídos em trios. Os alunos deviam montar “flores”, onde o miolo tinha o resultado e as cinco pétalas pentagonais tinham operações que resultavam no valor do miolo. As cartas foram colocadas para baixo em cima das mesas e cada aluno retirava uma pétala de cada vez, se caso não fosse a sua, a pétala deveria ser devolvida à mesa.
Exemplo de Flor: Miolo – 24 ; operações: 30 – 6 ; 74 – 10 – 40 ; 12 x 2 ; 6 x 4 ; 96 / 4.
Atividade 3:
Objetivo: Fixar adição e multiplicação.
Metodologia: Jogo Cartas na Cabeça – Os alunos foram colocados em círculo e definiam um juiz, este por sua vez define uma operação (neste caso adição e multiplicação), as cartas de 1 à 15, dispostas em dois baralhos foram embaralhadas e colocadas em um montinho, para que os alunos pudessem retirá-las. Cada aluno retira uma carta sem vê-la e coloca em sua testa, o juiz então fala qual o resultado da operação entre as cartas colocadas nas testas dos alunos. A finalidade do jogo é adivinhar a carta que está em sua própria testa. O aluno que acertar guarda as cartas para conta-las como pontos. Ao final das cartas dispostas no montinho, os alunos contam as suas cartas para ver quem fez mais pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário